domingo, 30 de junho de 2024

30/06/2024 - Avisos Paroquiais

Avisos Paroquiais 


Semana → 30/06 - 07/07


Caparrosa 

Quinta-Feira, 04  → 15:00h - Eucaristia em Souto Bom 

Sexta-Feira, 05 → 20:30h - Eucaristia na Igreja Paroquial (1ª Sexta-Feira do mês de Julho)

Sábado, 06 → 20:00h - Eucaristia Vespertina em Paranho de Besteiros 

Domingo, 07 → 9:00h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial

Observações:

Silvares 

Quinta-Feira, 04 → 19:00h - Terço em Silvares 

19:30h - Eucaristia em Silvares 

Domingo,  07 → 9:00h - Celebração da Palavra Dominical na Igreja Paroquial 

Observações:


Vilar de Besteiros

Sexta-Feira, 05 → 19:45h - Eucaristia na Igreja Paroquial (1ª Sexta-Feira do mês de Julho)

Sábado, 06 →14:30h - Matrimónio na Igreja Paroquial 

19:00h - Eucaristia Vespertina na Igreja Paroquial

Domingo, 07 → 11:30h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial 

Observações:

Mosteiro de Fráguas

Sexta-Feira, 05 → 19:00h - Eucaristia na Igreja Paroquial

Domingo, 07 → 10:15h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial

Observações:


13º Domingo do Tempo Comum B - Homilia

13º Domingo do Tempo Comum B 


A relação entre vida e morte é sempre promotora de grandes desafios e interrogações da parte do ser humano. Acima de tudo, é necessário reconhecer a realidade de um Deus que nos chama à vida. Num mundo em que se vive uma cultura de morte e de vazio, torna-se essencial procurar o sentido profundo da existência. 


1 - A lógica de Deus para com o ser humano não é retributiva, mas de amor. O ser humano não é merecedor do amor divino. Cristo olha para cada pessoa, sem dar importância à sua nacionalidade ou ao seu género, procurando entrar nas suas fragilidades para lhe oferecer um sentido.  Jesus cura, mas é necessário chamar por Ele, é necessário sair da normalidade para que Ele tenha um papel central. 


2 - Os cristãos são chamados a ir de encontro a Jesus através da realidade sacramental. Só se poderá viver Jesus na medida em que Ele seja saboreado, onde se abram as portas do coração a este Deus que ama, acolhe, toca e liberta, devolvendo a esperança. Para que se viva o Deus que se oferece tem de se alimentar a oferta gratuita de si mesmo a Deus e ao outro. 


3 - Diante do mundo de guerras, doenças, traições, de tudo aquilo que questiona a existência humana deve-se repetir as palavras do livro da Sabedoria: «Não foi Deus quem fez a morte, nem Ele se alegra com a perdição dos vivos». A vitória sobre a morte é uma aspiração e uma busca de sentido na vida de cada dia, num caminho de amor e de escuta da Palavra Divina. Não vivemos um pré-determinismo, mas numa realidade que depende da vontade pessoal e comunitária de superação. 


4 - O que é a morte? Esta é uma pergunta fundamental na vida pessoal e comunitária. Pode-se pensar que a morte seja um fim em si mesmo, mas a verdade é que a morte é um meio, uma porta. Só se poderá dar sentido à morte  e ao sofrimento quando se descobre que em Deus só há vida e a fé implica confiança no Senhor, no seu modo de agir e no seu amor infinito por todos. Por isso mesmo, S. Paulo oferecia um convite à descoberta da generosidade como marca da vida do discípulo de Cristo, porque o outro não é um simples outro, mas um irmão. 


quinta-feira, 27 de junho de 2024

Que passos dou? (27/06/2024)

2Rs 24, 8-17; Mt 7, 21-29

Os caminhos nem sempre são fáceis e a facilidade é sempre apetecível. Cristo alerta para necessidade de não deturparmos caminhadas, de percebermos que as facilidades acabam por não conduzir a um porto seguro e no meio das dificuldades da vida acabam por se encontrar os meios de encontro do sentido e da vida. Os passos são difíceis para quem vive no amor e na entrega, mas com a ajuda o Senhor pode-se construir uma casa sobre a rocha e capaz de superar as várias tempestades. 

Em busca de um caminho...

Jesus, obrigado por me ensinares a importância das ações aliadas às palavras, pois estas últimas não são suficientes para mudar o mundo. Ajuda-me a praticar o Evangelho no dia a dia, relembrando que é através das minhas ações conscientes que chego e chegamos realmente a construir o reino de Deus no seio de todas as nossas relações. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO) 

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Paróquia de Vilar de Besteiros - Notícias da Igreja Paroquial

FESTA DE SÃO JOÃO BAPTISTA - PADROEIRO 

João Baptista é um figura fundamental para se perceber a História da Salvação. João, primo do Senhor Jesus, é a ponte entre o Antigo e o Novo Testamento, o Percursor do Redentor e tudo nele aponta para Jesus. A sua importância é tal que a Igreja celebra o seu Nascimento e o seu Martírio pela verdade, por Jesus. Com a alegria de ter este Santo como Padroeira da Família Paroquial, a comunidade de Vilar de Besteiros viveu a sua festa no passado dia 23 de Junho. Pelas 18:00h celebrou-se Eucaristia Campal no Parque da Freguesia, seguindo-se a procissão que teve a presença e a organização da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário. No final das celebrações religiosas viveu-se mais um convívio de São João. No dia seguinte, 24 de Junho, pelas 19:30h celebrou-se Eucaristia na Igreja Paroquial. 


Paróquia de Caparrosa - Notícias da Igreja Paroquial

FESTA DE SANTO ANTÓNIO E FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


O amor de Deus é a fonte de toda esperança do ser humano. Pelo amor divino se supera a debilidade e a fragilidade humana, na certeza de que se é amado e pelo mesmo amor se pode encarar a vida com um olhar de esperança e lançar-se no vazio da existência na certeza de que se é amparado. Por tudo isto, no passado dia 23 de Junho, pelas 10:30h, celebraram-se a festas do Sagrado Coração de Jesus e de Santo António na Igreja Paroquial de Caparrosa com a celebração da Eucaristia seguida da vivência da procissão. 

Foco-me em ser bom? (26/06/2024)

2Rs 22, 8-13; 23, 1-3; Mt 7, 15-20

A justiça é a construção de uma sociedade pacífica onde prolifere a igualdade. Se a busca da justiça é essencial na vida do ser humano, ainda mais essencial, quando nos referimos a alguém que busca e vive do divino, é a busca da bondade, de algo que transforme o mundo num lugar melhor, a partir de dentro. Deste modo, se percebe que a Palavra Divina deve ser a fonte de conversão e de transformação da vida. 

Em busca de bondade...

Senhor Jesus, concede-me a sabedoria suficiente para não me deixar enganar pelos lobos vorazes que parecem inofensivos. Ajuda-me a percorrer o caminho que gera bons frutos, ou seja, dá-me uma atitude contemplativa e ponderada, para ajudar o próximo com atenção ao bem comum. Ajuda-me a distinguir as vozes de desânimo e desconfiança, nas minhas relações daquelas que semeiam a esperança, o amor e a paz. Se, porventura, fizer a escolha errada, não largues a minha mão, pois só Tu és capaz de salvar o fruto que sou. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

terça-feira, 25 de junho de 2024

O que faço? (25/06/2024)

2Rs 19, 9b-11. 14-21. 31-35a. 36; Mt 7, 6. 12-14

Por vezes, parece que de nada vale a fé no Senhor. Por vezes, o mundo interpela a uma vida diferente que parece ser bela e frutuosa. Muitas vezes, perde-se o horizonte de esperança perante a vida. A confiança no Senhor oferece uma garantia de esperança e um caminho diferente na vida. Daí que Jesus ofereça uma série de ensinamentos para que se viva com uma perspetiva de bondade e de amor, onde o outro se assume como fonte de sentido e de transformação do mundo. 

Em busca de vida...

Senhor, ao longo do nosso dia, são muitas as situações em que sou e somos tentados a entrar pela porta larga que nos leva a perdição. Dou ouvidos a distrações e impulsos, muitas vezes calando o que de bom vem do coração. Senhor, ajuda-me e ajuda-nos a mantermo-nos no teu caminho e a ter força e resistência para vencer estas adversidades. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

segunda-feira, 24 de junho de 2024

12º Domingo do Tempo Comum B - Homilia

12º Domingo do Tempo Comum B 


As leituras deste dia apontam para um encontro com o Senhor por meio das criaturas, mas sempre com o intuito de que cada cristão procure ser uma nova criatura em Cristo, participando da Sua redenção. A verdade é que os crentes podem cair no erro de confundir prioridades e acabar por cair na idolatria. 


1 - Na simbologia bíblica, água é sinónimo de vida e renovação, mas quando se se refere ao mar, deparamo-nos com morte, destruição e dificuldades. Deste modo, a passagem do Evangelho oferece um convite à descoberta da presença silenciosa do Senhor que oferece calma e tranquilidade no meio das tempestades. As dificuldades existem e podem ser superadas, desde que não se caia no desespero e na sensação de abandono. 


2 - Os discípulos apresentam uma fé incipiente e imatura, pois não compreendem, e não conseguem viver, a pessoa de Jesus Cristo. O crente deve aceitar o convite de Jesus a passar para a outra margem, vivendo a aventura da fé e enfrentando com Ele as dificuldades. A verdade é que o espanto e admiração por Jesus, ou seja a busca de milagres, ainda não é fé, porque não é encontro e vida com Ele.


3 - Cristo é o sustento da paz e da bonança. A Igreja não pode viver sem Jesus e não se pode anunciar a si própria, porque sem Jesus não há possibilidade de conversão e de salvação. Os discípulos sentem-se inseguros porque não vislumbram esperança. O caminho será sempre superar o pessimismo pela confiança e pela esperança. O Senhor, pela confiança na Sua pessoa, não é trunfo ou uma carta que se joga em determinados momentos, mas caminho, verdade e vida.


4 - Vive-se uma longa caminhada de fé onde a fonte de tudo é a paciência do Senhor para com toda a humanidade e cada pessoa. A cada cristão é pedido que faça um discernimento da fé, porque é verdade que as grandes interrogações surgem nos momentos complicados, mas também é verdade que é essencial sustentar a vida, os momentos bons e maus, no Senhor para que a fé não seja algo efémero e que se viva ao sabor do vento ou das tempestades. 


23/06/2024 - Avisos Paroquiais

Avisos Paroquiais 


Semana → 23/06 - 30/06


Caparrosa 

Quarta-Feira, 26 → 10:30h - Eucaristia na ASSOC

20:30h - Eucaristia em Paranho de Besteiros 

Quinta-Feira, 27  → 20:00h - Eucaristia em Caparrosinha 

20:30h - Preparação Crisma (Igreja Paroquial de Santiago de Besteiros)

Sexta-Feira, 28 → 20:00h - Eucaristia na capela de São Francisco (Caparrosa)

20:30h - Preparação Crisma (Igreja Paroquial de Santiago de Besteiros)

Sábado, 29 → 17:00h - Crisma da Zona de Besteiros (Igreja Paroquial de Santiago de Besteiros)

Domingo, 30 → 10:15h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial

18:00h - Eucaristia em Caparrosinha

Observações:

Silvares 

Terça-Feira, 25 → 19:00h - Terço no Carvalhal da Mulher

19:30h - Eucaristia no Carvalhal da Mulher

Domingo,  30 → 9:00h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial 

Observações:


Vilar de Besteiros

Segunda-Feira, 24 → 19:30h - Eucaristia na Igreja Paroquial 

Quarta-Feira, 26 → 19:30h - Eucaristia na capela da Sra do Rosário (Aldeia de Vilar)

Quinta-Feira, 27 → 20:30h - Preparação Crisma (Igreja Paroquial de Santiago de Besteiros)

Sexta-Feira, 28 → 20:30h - Preparação Crisma (Igreja Paroquial de Santiago de Besteiros)

Sábado, 29 →17:00h - Crisma da Zona de Besteiros (Igreja Paroquial de Santiago de Besteiros)

19:30h - Eucaristia Vespertina na Igreja Paroquial

Domingo, 30 → 11:30h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial 

Observações:

Mosteiro de Fráguas

Quinta-Feira, 27 → 20:30h - Preparação Crisma (Igreja Paroquial de Santiago de Besteiros)

Sexta-Feira, 28 → 19:00h - Eucaristia na Igreja Paroquial

20:30h - Preparação Crisma (Igreja Paroquial de Santiago de Besteiros)

Sábado, 29 → 17:00h - Crisma da Zona de Besteiros (Igreja Paroquial de Santiago de Besteiros)

Domingo, 30 → 10:15h - Celebração da Palavra Dominical na Igreja Paroquial

Observações:


sexta-feira, 21 de junho de 2024

O que é um tesouro? (21/06/2024)

2Rs 11, 1-4. 9-18. 20; Mt 6, 19-23

«Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará o teu coração.» Jesus toca um ponto fundamental, porque o ser humano busca tesouros. O problema é que o tipo de tesouros que se buscam, porque a definição de tesouro não é unívoca e depende dos desejos e dos princípios de cada um. Cristo convida os seus discípulos a colocar o seu tesouro na busca da verdade, da bondade e da beleza, isto é, na construção de um mundo diferente, mais justo e fraterno. Ao colocar-se o tesouro pessoal na busca de algo diferente conduz à perceção de que a orientação de Deus vai para além da compreensão do ser humano. 

Em busca de um tesouro...

Senhor Jesus, que com o teu exemplo de vida me ensinaste a dirigir o meu olhar para as coisas do alto e o meu coração para a vontade do Pai, ajuda-me, com a força do Espírito Santo, a nunca desviar o meu olhar de Deus e dos que partilham comigo o meu dia a dia, sendo para eles sinal da presença de Deus, que ilumina os nossos caminhos. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Rezar para quê? (20/06/2024)

Sir 48, 1-15 (gr. 1-14); Mt 6, 7-15

Muita vezes, ou melhor dizendo, quase sempre, se olha para a oração como a busca de algo,  como um debitar de palavras ou desejos para que Deus tenha atenção, num verdadeiro comércio. A oração é muito mais o que isso e só se percebe o que é a oração se se meditar o Pai Nosso, se se perceber que a oração é encontro, diálogo e caminho em conjunto. Pela oração, permite-se ao Senhor que ocupe o Seu verdadeiro lugar e se percorra um caminho semelhante ao de Elias.

Em busca de oração...

Senhor Jesus, diante de mim e de nós temos o modelo perfeito de oração, ensinado por ti, após o pedido dos teus discípulos. Obrigado pela oração do Pai-Nosso, que fortalece a nossa oração pessoal e comunitária. Ajuda-me e ajuda quem se dirige a Deus como Pai (Pai do Céu): a reconhecer na vida o efeito da oração (construção do reino de Deus na Terra); a cura interior e social que nasce na graça do perdão, da súplica ou do pedido. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Busco o interior? (19/06/2024)

2Rs 2, 1. 6-14; Mt 6, 1-6. 16-18

A vida de fé implica uma participação ativa da parte do ser humano, conduzindo, dessa forma, à transmissão da mesma. Deste modo, cada crente é chamado a saborear a realidade da presença do Senhor e continuar essa dinâmica, para que tudo se transforma. Por isso mesmo, toda a vida se transforma a partir de um coração em dinâmica de conversão. Cristo convida a que se vivam atitudes externas com verdade e radicalidade para que o mundo se transforme a partir de dentro.  

Em busca de radicalidade...

Senhor Jesus, ajuda-me a ver os momentos e ações que pratico apenas com o objetivo de ficar bem visto socialmente. Dá-me a graça da gratuidade quando partilho uma moeda com alguém desfavorecido, quando estou acompanhado, quando rezo, estou com os outros ou na Igreja e, sobretudo, em cada dia, que eu saiba cuidar e falar bem dos outros. Ajuda-me a reconhecer todas as vezes que cedi à tentação e a encontrar novas estratégias para combater a tentação de me refugiar nas aparências. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

terça-feira, 18 de junho de 2024

Procuro ser diferente? (18/06/2024)

1Rs 21, 17-29; Mt 5, 43-48

O Senhor nunca fecha as portas a ninguém, nunca impede que exista uma vida diferente, nunca estabelece limites ao amor porque é amor... A verdade é que sempre o ser humano é chamado à conversão porque é amado, devendo valorizar esse amor... Ser discípulo de Jesus implica a busca da diferença no relacionamento com os outros e com o mundo. Ser discípulo de Jesus implica viver o Seu estilo e a Sua postura, num amor que ultrapassa a compreensão e os limites humanos e oferece novas perspetivas ao caminho pessoal e comunitário. 

Em busca da diferença...

Querido Jesus, ao longo dos tempos, e o presente não é exceção, muitos são visto como inimigos. Porque estão numa terra que não é considerada sua, porque têm uma cor de pele diferente ou porque têm hábitos que estranhamos. Dá-nos sensibilidade, sabedoria e capacidade de ver além da diferença. Com a tua graça, seremos capazes de ver e amar os outros como amigos. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Paróquia de Silvares - Notícias

FESTA DE SÃO BARNABÉ


O alto da Serra do Caramulo engalanou-se para a Festa de São Barnabé no passado dia 16 de Junho. Esta festividade é organizada em conjunto pelas paróquias de Silvares e de Alcofra que se encontram unidas pelo facto de a Ermida de São Barnabé se situar no limiar geográfico de ambas as comunidades. Deste modo, no que à paróquia de Silvares diz respeito, a celebração iniciou-se com uma Procissão de Ladainhas com origem na Igreja Paroquial rumo à Ermida de São Barnabé pelas 11:15h. A procissão de Silvares reuniu-se com a procissão de Alcofra e em conjunto as comunidades paroquiais celebraram Eucaristia campal junto à Ermida pelas 12:00h. 

Paróquia de Vilar de Besteiros - Notícias da Igreja Paroquial

FESTA DE SANTO ANTÓNIO

Batizado com o nome de Fernando na Lisboa Medieval e com um percurso de vida ímpar, Santo António assume-se como um exemplo de vida para todos os cristãos. Ser discípulo de Cristo implica uma vida em descoberta e em relação com Cristo e é essencial que essa dinâmica se torne palpável na vida de cada um. Neste desejo de crescer e viver Cristo, viveu-se a celebração festiva de Santo António na Igreja Paroquial de Vilar de Besteiros no passado dia 15 de Junho com Eucaristia pelas 19:00h, seguindo-se a tradicional procissão. A festa teve a organização de um grupo de "Antónios" e na procissão esteve presente a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário.



11º Domingo do Tempo Comum B - Homilia

11º Domingo do Tempo Comum B 


O nosso olhar humano pede imediatez e resultados, ao contrário do olhar divino que solicita sentido e plenitude. As leituras deste domingo oferecem um desafio de busca do sentido permanente da vida, já que as parábolas do Reino oferecem um convite à esperança e à confiança. 


1 - A perspetiva de Deus ultrapassa o olhar meramente humano, porque não se baseia em estatísticas ou inquéritos, mas numa promessa de fidelidade e de vida nova. O verdadeiro Reino não é possível ser medido, porque depende não de resultados mas da conversão do coração e de um profundo desejo de viver com Deus e para Deus. O Senhor faz surgir caminhos de esperança que nem sempre são compreensíveis da parte do ser humano. 


2 - Os resultados não são calculáveis ou comprováveis, porque o verdadeiro resultado está numa entrega ao Senhor. O ser humano, e nesta formulação devem entender-se os membros da comunidade eclesial, tem necessidade de verificar resultados, complicando o que é simples pois a base de tudo é a confiança em Deus. 


3 - Os resultados não são controláveis ou mecânicos, não diminuindo, por isso mesmo, a necessidade de competência e de trabalho da parte de cada cristão no modo como se semeia a Palavra de Deus. Deste modo, é essencial que se semeie, discernindo as abordagens e a linguagem utilizada. O crescimento da semente apenas é possível quando se lhe dá tempo e cada um um viva o seu ritmo no encontro com Deus. Por fim, o amadurecimento só é possível quando há um acompanhamento, em que se vive um profundo desejo de se assumirem os critérios divinos e não os humanos. 


4 - Deus enriquece o que é pobre. Ao contrário do olhar humano, Deus pode fazer crescer algo a partir da humildade e o Seu lugar não pode ser ocupado por ninguém. Resta ao ser humano viver o esforço de colocar a Palavra de Deus como pilar da sua vida e, a partir dela, endireitar e corrigir tudo para que em tudo se impregne o Senhor. Acima de tudo, Cristo oferece um convite a olhar para a vida com confiança e com esperança no futuro. 


16/06/2024 - Avisos Paroquiais

Avisos Paroquiais 


Semana → 16/06 - 23/06


Caparrosa 

Quinta-Feira, 20  → 15:30h - Eucaristia em Souto Bom 

19:00h - Hora Santa na Igreja Paroquial  

Sábado, 22 → 20:00h - Eucaristia Vespertina em Paranho de Besteiros 

Domingo, 23 → 10:30h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial. Festa de Santo António e Festa do Sagrado Coração de Jesus. Procissão. 

Observações:

Silvares 

Terça-Feira, 18 → 19:00h - Terço em Silvares

19:30h - Eucaristia em Silvares 

Domingo,  23 → 8:30h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial 

Observações:


Vilar de Besteiros

Quarta-Feira, 19 → 19:30h - Eucaristia na Igreja Paroquial 

Sábado, 22 →13:30h - Matrimónio na Igreja Paroquial 

19:00h - Eucaristia Vespertina na Igreja Paroquial

Domingo, 23 → 18:00h - Eucaristia Dominical Campal. Festa do Padroeiro, São João Baptista. Procissão. 

Segunda-Feira, 24 → 19:30h - Eucaristia na Igreja Paroquial 

Observações:

Mosteiro de Fráguas

Sexta-Feira, 21 → 19:00h - Eucaristia na Igreja Paroquial 

Domingo, 23 → 9:30h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial

Observações:


sábado, 15 de junho de 2024

Paróquia de Silvares - Notícias da Igreja Paroquial

FESTA DE SANTO ANTÓNIO

António de Lisboa é um dos santos aos quais o povo de Deus dedica maior devoção. Perante o seu exemplo, as suas palavras e a sua entrega plena a Jesus, cada Cristo é chamado a viver numa conversão permanente e na busca da proximidade do Senhor. Pela importância da vida e do exemplo de Santo António os antepassados de Silvares escolheram este santo como patrono da sua Irmandade e, deste modo, de um relacionamento fraterno de cuidado pelo outro e pela oração de intercessão pelos defuntos. Por tudo isto, no passado dia 13 de Junho, pelas 9:00h, celebrou-se Eucaristia festiva na Igreja Paroquial de Silvares, seguindo-se a tradicional procissão e uma oração pelos irmãos e irmãs da Irmandade que já partiram para o Pai. 

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Onde procuro? (14/06/2024)

1Rs 19, 9a. 11-16; Mt 5, 27-32

O profeta Elias sente dúvidas. Perante as dificuldades que vai sentindo, mesmo com a sua fidelidade e o seu amor ao Senhor, acaba por cair no desespero, como se as dificuldades não fizessem parte da vida. Perante esse momento, como se a dúvida não fosse essencial no caminho da fé, vive um momento de busca e percebe que só pode encontrar Deus quando olha para si próprio e para o outro com verdade e com simplicidade. Também hoje se sente a necessidade da busca de Deus, mas quantas vezes Ele é procurado nos lugares errado. Ao efetuar a busca, o ser humano é chamado a viver não aquilo que o apraz, mas aquilo que o transforma...

Em busca do Senhor...

Peço-te, Senhor, mais uma vez, a tua ajuda e proteção para este dia. Senhor, sei que em cada dia me dás sempre mais uma oportunidade para fazer melhor. Por isso, hoje peço-te que me ajudes a aceitar os outros, a não querer ser sempre o melhor e a sentir-me feliz pelas conquistas dos que estão à minha volta. Peço-te que olhes sempre pelos meus familiares, amigos e por todos aqueles que se cruzarem comigo. Ajuda-os a ultrapassar as dificuldades que lhes possam surgir neste dia. Peço-te saúde. e paz... Obrigado, Senhor...
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Procuro o ardor? (13/06/2024)

FESTA DE SANTO ANTÓNIO DE LISBOA

Santo António assume-se com um dos santos mais marcantes da história da Igreja. Apesar dos seus poucos escritos, melhor dizendo, dos poucos escritos que chegaram até nós, é celebrado como Doutor da Igreja e como uma figura ímpar no seguimento de Jesus Cristo. Acima de tudo, António oferece um desafio permanente para que não se perca o ardor por Jesus Cristo, pois os caminhos e a vida podem provocar cansaço e até monotonia, mas em Cristo tudo se transforma e ganha vida. 

Em busca do ardor da fé...

Jesus, que maravilha é sentir o sabor que colocas em tudo o que dispões para estes humildes pecadores. Sim, Senhor, lembras-nos que vens acrescentar e não retirar, que o que foi dito será cumprido. Peço-te, Senhor, a graça de saber ler nas entrelinhas a tua vontade, aproximar-me dos teus ensinamentos e pedir a salvação para mim e para os irmãos, a fim de podermos testemunhar o maior bem. Que, ao jeito de Santo António, sejamos pregadores de tanto bem recebido. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Sou capaz de encarar a vida com um outro olhar? (12/06/2024)

1Rs 18, 20-39; Mt 5, 17-19

A perspetiva humana será sempre limitada pelos horizontes de cada um. Para se viver na perspetiva de Deus é necessário sair da normalidade para se abrir à transcendência e ao outro. Deste modo, o julgamento de Deus nada tem que ver com o julgamento humano, porque o julgamento de Deus é sempre no amor e apenas se pode ser fiel ao Senhor amando. Os crentes não se podem perder ao longo do caminho e, apesar de tantas vezes o ser humano lhe virar as costas e cair em momento de idolatria, o Senhor é o refúgio no meio das adversidades da vida. 

Em busca de ternura...

Jesus lembra-nos, no Evangelho, que Ele não veio contrariar as Escrituras, mas sim cumpri-las. Ao fazê-lo, ensina-nos a ser coerentes com o projeto que Ele tem para cada um de nós. Deus ama-nos e ensina-nos a amar. Amamos quando honramos pai e mãe, amamos quando cuidamos do outro, amamos quando levamos os que nos rodeiam a amar também. Senhor, ajuda-nos a colocar em prática, diariamente, todos os mandamentos, para assim darmos cumprimento ao mandamento maior, o Amor. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

Oração de Taizé Arciprestal - Igreja Paroquial de Couto de Mosteiro(14/06/2024)



terça-feira, 11 de junho de 2024

Paróquia de Mosteiro de Fráguas - Notícias da Igreja Paroquial

FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 

No passado dia 09 de Junho, domingo a seguir à Sexta-Feira depois do segundo domingo após o Pentecostes, realizou-se a festa do Sagrado Coração de Jesus com Eucaristia celebrada pelas 10:00h e procissão. De recordar que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus oferece uma perspetiva diferente do habitual para encarar e viver Jesus, pois os crentes são convidados a encarar Jesus numa perspetiva de amor e de ternura, isto quer dizer que o verdadeiro julgamento divino é feito com e a partir do amor. Na organização e na vivência da referida procissão esteve a Irmandade de Nosso Senhor dos Aflitos. 

Paróquia de Vilar de Besteiros - Notícias da Igreja Paroquial

 FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

A solenidade do Sagrado Coração de Jesus oferece uma visão humana e ternura à fé cristã, pois não apresentando nada de novo oferece um perspetiva bela sobre o verdadeiro ser de Deus. Os cristãos acreditam que Deus é amor e misericórdia. Deste modo, no passado dia 09 de Junho celebrou-se a festa do Sagrado Coração de Jesus na Igreja Paroquial de Vilar de Besteiros com Eucaristia pelas 11:30h seguindo-se a tradicional procissão. De notar, que esta festa tem um cariz e um sabor especial para comunidade paroquial porque é organizada pelas Zeladoras do Apostolado da Oração que ao longo de todo o ano oferecem o seu tempo e o seu esforço para cuidar o melhor possível da Igreja Paroquial com a ações de limpeza e ornamentação. Na referida procissão teve participação a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário. 


O que transporto? (11/06/2024)

At 11, 21b-26.13, 1-3; Mt 10, 7-13

A maior parte dos cristãos pensam que a Eucaristia termina com o envio, como se fosse possível criar barreiras ou limites na vida. A Eucaristia permanece ao longo e assume-se como um desafio evangelizador e de vida em comunhão com o Senhor. Deste modo, o cristão é chamado a transportar consigo uma vontade transformadora do mundo, pois a vida não pode permanecer igual depois da descoberta e da vivência com Cristo Jesus. 

Em busca de plenitude...

Senhor, dá-me a graça de responder aos desafios que me vais colocando de falar de ti, sobretudo com o exemplo e sendo sempre uma presença de paz. Senhor, ajuda-me a largar e a abdicar do que, muitas vezes, me dificulta o estar atento ao outro - o egoísmo; o trabalho; as redes sociais... - para que assim consiga olhar o outro, procurar o outro e chegar ao outro nas suas necessidades. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

segunda-feira, 10 de junho de 2024

09/06/2024 - Avisos Paroquiais

Avisos Paroquiais 


Semana → 09/05 - 16/06


Caparrosa 

Quarta-Feira, 12 → 20:30h - Eucaristia em Paranho de Besteiros 

Quinta-Feira, 13  → 20:30h - Eucaristia em Caparrosinha 

Sexta-Feira, 14 → 20:00h - Eucaristia na capela de São Francisco (Caparrosa)

21:00h - Oração de Taizé Arciprestal na Igreja Paroquial de Couto de Mosteiro

Sábado, 15 → 20:30h - Eucaristia Vespertina em Caparrosinha 

Domingo, 16 → 9:00h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial

Observações:

Silvares 

Terça-Feira, 11 → 19:00h - Terço no Carvalhal da Mulher

19:30h - Eucaristia no Carvalhal da Mulher

Quinta-Feira, 13 → 9:00h - Eucaristia na Igreja Paroquial. Festa de Santo António. Procissão.

Sexta-Feira, 14 → 21:00h - Oração de Taizé Arciprestal na Igreja Paroquial de Couto de Mosteiro

Domingo,  16 → 11:15h - Procissão da Igreja Paroquial para a capela de São Barnabé

12:00h - Eucaristia Campal na capela de São Barnabé

Observações:


Vilar de Besteiros

Terça-Feira, 11 → 15:00h - Visita aos doentes

Quarta-Feira, 12 → 19:30h - Eucaristia na capela da Sra do Rosário (Aldeia de Vilar)

Quinta-Feira, 13 → 19:00h - Hora Santa na Igreja Paroquial

Sexta-Feira, 14 → 21:00h - Oração de Taizé Arciprestal na Igreja Paroquial de Couto de Mosteiro

Sábado, 15 →19:00h - Eucaristia Vespertina na Igreja Paroquial. Festa de Santo António. Procissão. 

Domingo, 16 → 11:30h - Celebração da Palavra Dominical na Igreja Paroquial

Observações:

Mosteiro de Fráguas

Sexta-Feira, 14 → 19:00h - Eucaristia na Igreja Paroquial 

21:00h - Oração de Taizé Arciprestal na Igreja Paroquial de Couto de Mosteiro

Sábado, 15 → 11:30h - Batismo na Igreja Paroquial 

Domingo, 16 → 10:00h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial

Observações:


Qual é o meu dever?

Tt 2, 1-8. 11-14; Lc 17, 7-10 O dever do cristão é amar à maneira de Jesus Cristo. O amor é uma tarefa difícil porque implica doação e entre...