quarta-feira, 30 de outubro de 2024

De que lado fico? (30/10/2024)

Ef 6, 1-9; Lc 13, 22-30

Paulo convida os cristãos de Éfeso, e de todos os lugares e tempos, a viverem tudo no amor. A fé deve ser viva no coração de cada crente, provocando, deste modo, uma alteração no modo como se encara e vive cada momento. Daí que a pergunta mais importante a fazer ao Mestre não seja a da quantidade, mas a da qualidade, porque a porta estreita do amor é um esforço permanente de abertura ao Senhor e à Sua palavra. Se queremos estar do lado de dentro do banquete celeste, deveremos sempre considerar que não existem "lugares cativos".

Em busca de presença...

Senhor, fazei que eu não siga o caminho da facilidade, mas sim o da exigência comigo e com as minhas debilidades. Abençoai as famílias, de forma que os filhos possam honrar os seus pais e os pais possam ser firmes, mas também dedicados na educação dos seus filhos. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

terça-feira, 29 de outubro de 2024

O que vejo? (29/10/2024)

Ef 5, 21-33; Lc 13, 18-21

Pode parecer poética a expressão de Saint Exupéry ao afirmar que "o essencial é invisível aos olhos". Mas a realidade da vida conduz-nos a essa realidade. Se é verdade que o valorizado pelo mundo é o visível, o majestoso e portentoso, com maior verdade é o invisível que conduz ao sentido e à valorização de cada pessoa. Por isso Cristo afirma que o Reino é perceptível fora a vontade humana do poder e na glória. As relações humanas devem ser transformadas a partir de Cristo e da sua entrega por todos e cada um. 

Em busca de entrega...

Senhor, abençoai as famílias. Que os esposos se amem como Cristo amou a Igreja. Que eu possa colocar a minha confiança no Senhor, pois só Ele sustenta os nossos esforços e trabalhos. Que a minha Fé possa crescer e dar frutos de boas obras. Que a minha Fé possa levedar e transformar a minha forma de viver. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)


27/10/2024 - Avisos Paroquiais

Avisos Paroquiais 


Semana → 27/10 - 03/11


Caparrosa 

Quarta-Feira, 30 → 10:30h - Eucaristia na ASSOC

Quinta-Feira, 31 → 15:00h -Eucaristia em Souto Bom

Sexta-Feira, 01 → 11:30h - Eucaristia no Cemitério de Caparrosinha

15:30h - Eucaristia na Igreja Paroquial. Visita ao Cemitério. 

Sábado, 02 → 19:00h - Eucaristia Vespertina em Caparrosinha 

Domingo, 03 → 9:30h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial

Observações:

Mosteiro de Fráguas

Quarta-Feira, 30 → 18:00h - Eucaristia na Igreja Paroquial 

Sexta-Feira, 01 → 10:00h - Eucaristia na Igreja Paroquial. Visita ao Cemitério. 

Domingo, 03 → 10:30h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial

Observações:

Silvares 

Terça-Feira, 29 → 18:00h - Terço em Silvares

18:30h - Eucaristia em Silvares 

Sexta-Feira, 01 → 8:30h - Eucaristia na Igreja Paroquial. Visita aos Cemitérios. 

Domingo, 03 →8:30h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial

Observações:


Vilar de Besteiros

Quinta-Feira, 31 → 18:30h - Eucaristia na Igreja Paroquial

Sexta-Feira, 01 → 14:00h - Eucaristia na Igreja Paroquial. Visita ao Cemitério. 

Sábado, 02 →18:00h - Eucaristia Vespertina na Igreja Paroquial 

Domingo, 03 → 11:30h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial

Observações:


30º Domingo do Tempo Comum B - Homilia

30º Domingo do Tempo Comum B 


O ser humano necessita de esperança, pois sem esperança vive-se a ausência de futuro e de sentido. Um grito de esperança ilumina as leituras deste Domingo, sendo que a mesma pode ser abafada pela falta de disponibilidade para seguir o Senhor Jesus. Perante as dificuldades e os desafios não se pode permitir a desistência. 


1 - O mistério da compaixão é a base de toda a esperança. Em Cristo encontramos o Sacerdote perfeito, como diz a Epístola aos Hebreus, pois encontramos Nele o Sacríficio e o Protetor. Os cristãos vivem um Deus pessoal e não um ente ausente ou distante. O encontro com Jesus produz um novo caminho no ser humano e a maturidade da fé implica paciência e um esforço de vida com o Senhor. 


2 - O caminho proposto por Jesus não nos pode ser indiferente. Ser discípulo de Jesus implica olhar para cada um com verdade. O Evangelho coloca-nos diante de um pobre que clama por ajuda. Os discípulos, aqueles que descobrem em Jesus a sua esperança, acabam por colocar impedimentos ao acesso de Bartimeu a Jesus, esquecendo que são chamados a viver com Jesus e como Jesus em todos os momentos. 


3 - O encontro com Jesus deve ser renovado continuamente através de um diálogo pessoal com o Senhor, sabendo conviver com as dificuldades, os obstáculos ou oposições. Com Bartimeu somos convidados a descobrir aquele caminho de esperança que conduz à compreensão da vida a partir de um plano de amor.


4 - Os cristãos não podem ter medo de ser profetas, procurando estar no mundo com um sentido. Os discípulos perante o clamor “Jesus, Filho de David, tem piedade de nim!” tornam-se obstáculos porque o seu coração continua longe da verdade de Cristo. Não se pode enfraquecer o desejo de seguir a Cristo, pois a experiência de relação e de fé deve ser renovada continuamente. 


sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Até onde suporto? (25/10/2024)

Ef 4, 1-6; Lc 12, 54-59

O cristão deve ser impregnado por Cristo. Isto quer dizer que cada cristão deve encarar o presente como um lugar para se viver o Mistério da Encarnação, através do qual se percebe a presença de Jesus nas várias realidades do mundo. Deste modo, os cristãos são chamados a suportar-se na caridade na descoberta de novos caminhos para o mundo. 

Em busca de caridade...

Com o coração pesado não sou capaz de ver totalmente o meu irmão, mas apenas o que os olhos do rancor me permitem ver. Ilumina-me, Jesus, com a tua luz de Verdade e Vida, para que caiam dos meus olhos os filtros do egoísmo, do rancor ou até mesmo da indiferença. Que eu acolha o outro na sua singularidade e beleza, que o acolha como irmão. Assim, não cairei na prisão do ódio, da violência e da falta de sentido. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Deixo-me acender? (24/10/2024)

Ef 3, 14-21; Lc 12, 49-53

O homem novo em Cristo é uma construção permanente, verdadeiramente inacabada. Paulo alimenta a necessidade de se fortalecer a realidade da redenção pela caridade e pela abertura aos mistérios de Deus. Deste modo, Cristo não deixa ninguém indiferente, sendo um verdadeiro "fósforo" no coração daqueles que lhe proporcionam um lugar e uma oportunidade. A indiferença para com Cristo é a indiferença para com o sentido e a esperança num mundo diferente. 

Em busca de amor...

Assim és Tu, Senhor, um fogo que abrasa, que rompe com a indiferença. Tu moves e comoves. Santo António Maria Claret, que hoje recordamos, na definição de missionário filho do Coração de Maria (Congregação que fundou), afirma que este é um homem que arde em caridade, que abrasa por onde passa. Que o teu amor me inflame, Senhor. Que eu não me acomode e esteja sempre preparado para fazer a tua vontade. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Vivo alheado? (23/10/2024)

Ef 3, 2-12; Lc 12, 39-48

O cristão deve estar preparado para tudo, sempre na consciência da imprevisibilidade da vida. A realidade humana ganha um sentido profundo na companhia de Cristo. Não se pode estar alheado do mundo ou da realidade, mas assumir um compromisso de transformação e de construção de uma fé que desperte para a vida e para a comunhão. Por isso mesmo, São Paulo interpela todos a acolher a Cristo, sempre na certeza de que a misericórdia divina é a fonte de tudo. 

Em busca de presença...

O teu Amor chega a qualquer hora e reclama que eu esteja preparado, como a terra deve estar preparada para a semente. Tu nunca tardas para quem em ti espera, mas nunca chegas a quem só a si se espera. Eu creio em ti, Senhor, mas poderás Tu crer em mim? Serei eu digno da tua confiança? Que a minha fraqueza brote a tua força, que no meu desespero brote a tua esperança. Assim, serei feliz. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

20/10/2024 - Avisos Paroquiais

Avisos Paroquiais 


Semana → 20/10 - 27/10


Caparrosa 

Quarta-Feira, 23 → 20:30h - Eucaristia em Paranho de Besteiros 

Quinta-Feira, 24 → 19:00h - Hora Santa na Igreja Paroquial 

20:30h - Eucaristia em Caparrosinha 

Sexta-Feira, 25 → 19:45h - Eucaristia na capela de São Francisco (Caparrosa)

Sábado, 26 → 18:00h - Eucaristia Vespertina em Paranho de Besteiros 

20:00h - Catequese com o 9º Ano da Catequese de Caparrosa

Domingo, 27 → 10:30h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial

Observações:

Mosteiro de Fráguas

Sexta-Feira, 25 → 19:00h - Eucaristia na Igreja Paroquial

Domingo, 27 → 9:30h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial

Observações:

Silvares 

Terça-Feira, 22 → 19:00h - Terço no Carvalhal da Mulher 

19:30h - Eucaristia no Carvalhal da Mulher 

Domingo, 27 →8:30h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial

Observações:


Vilar de Besteiros

Quarta-Feira, 23 → 19:30h - Eucaristia na capela da Sra do Rosário (Aldeia de Vilar)

Sábado, 26 →19:00h - Eucaristia Vespertina na Igreja Paroquial 

Domingo, 27 → 11:30h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial (Participação da Catequese Paroquial)

Observações:


29º Domingo do Tempo Comum B - Homilia

29º Domingo do Tempo Comum B 


O ser humano é frágil, pecador e vive na dificuldade em se abrir ao essencial. Esta visão negativa do ser humano não pode influenciar o caminho cristão, de modo a se assumir uma perspetiva de peregrinação rumo à santidade. Se é verdade que o ser humano é frágil, também é verdade que é chamado à santidade.


1 - Os filhos de Zebedeu deixam-se conduzir pelas suas debilidades humanas e propõem-se àquilo que não percebem, nem imaginam. A vida de fé não é um comércio, mas um processo de encontro com Deus e com o outro. Não podemos pedir ao Senhor cargos ou lugares, porque só poderemos pedir um caminho de conversão genuíno e verdadeiro. O ser humano deseja glória e reconhecimento, mas é preciso escolher um caminho que conduza à verdade e esse  caminho é o serviço e da gratuidade. 


2 - O valor de uma pessoa não se mede pelo que tem ou pelo seu protagonismo. Em Jesus, tal como convida a Epístola aos Hebreus, é necessário descobrir um sacerdote misericordioso. Os discípulos, apesar de não compreenderem Jesus e as suas palavras, são chamados a construir uma comunidade de “servos”, na qual o verdadeiro poder seja o amor, pois não se pode viver sem compaixão. 


3 - A verdadeira religião é aquela em que não se vive a ousadia de manipular Deus, mas um caminho de transformação. Seguir a Cristo é viver com Ele, caminhar com Ele e tentar ser como Ele, renovando constantemente a realidade da Paixão. Hoje e sempre, os cristãos são chamados a viverem uma lógica que contrarie o perigo do imediatismo ou do poder, buscando alternativas aos esquemas mundanos e vivendo em constante conversão. 


4 - Algumas palavras que convidam a perceber o Evangelho: «Tornar-se “pequenos”, para Teresa, significa ter a coragem e a humildade de enfrentar a realidade da própria vida e, com confiança audaz e infantil, abandonar o seu falso orgulho e todas as outras culpas e fracassos a Deus Pai. Significa, nas suas palavras, “uma disposição do coração que nos torna humildes e pequenos nos braços de Deus, conscientes da nossa fraqueza e confiantes até à audácia na sua bondade de Pai”.»(Paul B. Murray, op, Orar com Santos e Pecadores)


sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Paróquia de Caparrosa - Notícias da Igreja Paroquial

FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA


No passado dia 13 de Outubro, pelas 10:00h, celebrou-se a Festa de Nossa Senhora do Rosário de Fátima na Igreja Paroquial de Caparrosa. Recordando Maria como mãe e maestra de todo o povo de Deus, os cristãos são convidados a aprender com ela os caminhos da Paixão do Senhor, num espírito de compaixão e de preocupação com o irmão. No final da Eucaristia organizou-se a tradicional procissão. 

Com quem estou? (18/10/2024)

FESTA DE SÃO LUCAS, EVANGELISTA

Para Paulo tudo se torna mais fácil porque tem à sua volta muitos amigos e muitos companheiros na difícil jornada de levar o Evangelho. De entre muitos companheiros e amigo, no meio de traições e problemas, destaca-se Lucas, pela proximidade e apoio... Como é bela a compaixão e a inter-ajuda na tarefa de conduzir e levar o Evangelho ao irmão. Acompanhar e cuidar o irmãos são atitudes fundamentais na vida cristã. Por isso mesmo, os discípulos de Jesus são convidados a levar a paz e o amor a toda a parte. 

Em busca de compaixão...

Senhor, que pelo evangelista São Lucas ofereces a tua Boa-Nova, admitindo todos os povos à salvação e à participação no teu Reino, faz-nos peregrinos de uma nova humanidade assente na solidariedade e no respeito mútuo. Por todos os médicos, para que exercendo com dignidade a sua missão, acolham os pobres e sofredores na caridade. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Deixo-me cristalizar? (17/10/2024)

Ef 1, 1-10; Lc 11, 47-54

A vida deve ser vivida em constante renovação, porque ao perder-se o desejo de renovação perde-se um coração jovem capaz de viver na descoberta do mistério. Não compreendemos o ser de Deus ou o caminho por Ele proposto e será necessário viver numa constante abertura ao mistério, desvelando-o e fazendo dele alimento para a vida. O cristão é chamado a viver com o coração em Deus. 

Em busca de renovação...

Senhor, que não nos falte o teu Espírito, de ciência e entendimento, para sabermos dar razões da nossa fé e esperança a quantos já perderam as razões de viver e de esperar. Para que Santo Inácio de Antioquia fortaleça o nosso amor à Sagrada Escritura e nos ajude a evangelizar no nosso tempo, sendo humildes, simples e fiéis aos ensinamentos de Cristo. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Paróquia de Silvares - Notícias da Igreja Paroquial

FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA

A mensagem de Fátima afirma-se como intemporal, porque o ser humano é chamado continuamente a viver um encontro consigo mesmo para superar os mais diversos tipos de guerras ou fomes. Tal como pedia Maria aos pastorinhos é essencial que se viva numa perspetiva de compaixão e de preocupação para com o outro. No passado dia 13 de Outubro, pelas 15:00h, viveu-se um encontro de ternura com Maria, Senhora do Rosário de Fátima, com Eucaristia festiva na Igreja Paroquial de Silvares. 

Sou configurado? (16/10/2024)

Gl 5, 18-25; Lc 11, 42-46

De que serve o cumprimento da lei se não existe uma configuração a Jesus Cristo? As atitudes dos Fariseus e dos Doutores da Lei repetem-se vezes sem conta nos cristãos de todos os tempos ou épocas... A configuração a Jesus é um desafio permanente para a vida, buscando os frutos do Espírito Santa que possibilitam uma vida pela positiva e conduzam à transformação do mundo. 

Em busca da Palavra...

Senhor, que a tua Palavra se faça ouvir e chegue ao coração de todos, através das redes digitais e outros meios, e sobretudo pelo testemunho credível dos que se dizem cristãos. NesteDia Mundial da Alimentação, rezemos para que não falte a ninguém o pão necessário. Que a quem mais tem, menos lhe baste, e a quem menos tem, mais se lhe acrescente. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Como limpo o interior? (15/10/2024)

Gl 5, 1-6; Lc 11, 37-41

O Senhor criou o interior e o exterior, sendo que a limpeza essencial depende do interior e do exterior. Os fariseus focavam-se  no exterior e esqueciam que é essencial fazer uma vida em caminho de conversão e de orientação pela Palavra Divina. A verdadeira liberdade é viver no amor. Somente a fé vivida com caridade é fonte de esperança para o ser humano. A limpeza do coração humano faz parte de uma higiene diária do ser humano. 

Em busca de higiene espiritual...

Do barro da terra nos formastes e moldastes, Senhor, à vossa imagem e semelhança. Com o vosso sopro nos destes a vida. Que o meu coração acolha a vossa palavra de Amor e Misericórdia e as minhas mãos façam a vossa vontade. Fazei com que a minha vida seja testemunho, pelas minhas obras, para tantos que me rodeiam e não vos conhecem e possa assim conduzi-los a Vós. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

13/10/2024 - Avisos Paroquiais

Avisos Paroquiais 


Semana → 13/10 - 20/10


Caparrosa 

Quinta-Feira, 17 → 15:00h - Eucaristia em Souto Bom 

Sábado, 19 → 20:00h - Eucaristia Vespertina em Caparrosinha

Domingo, 20 → 9:30h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial

16:00h - Ordenações Diaconais na Sé Catedral de Viseu

Observações: O ofertório das celebrações do próximo fim de semana reverterá para as Missões Ad Gentes.

Mosteiro de Fráguas

Sexta-Feira, 18 → 19:00h - Eucaristia na Igreja Paroquial

Sábado, 19 → 14:00h - Catequese com o 10º Ano 

Domingo, 20 → 10:30h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial

16:00h - Ordenações Diaconais na Sé Catedral de Viseu

Observações: O ofertório das celebrações do próximo fim de semana reverterá para as Missões Ad Gentes.

Silvares 

Terça-Feira, 15 → 19:00h - Terço em Silvares

19:30h - Eucaristia em Silvares 

Domingo, 20 →8:30h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial

16:00h - Ordenações Diaconais na Sé Catedral de Viseu

Observações: O ofertório das celebrações do próximo fim de semana reverterá para as Missões Ad Gentes.


Vilar de Besteiros

Quarta-Feira, 16 → 19:30h - Eucaristia na Igreja Paroquial 

Quinta-Feira, 17 → 19:00h - Hora Santa na Igreja Paroquial 

Sábado, 19 →14:00h - Catequese com o 10º Ano (Mosteiro de Fráguas)

19:00h - Eucaristia Vespertina na Igreja Paroquial 

Domingo, 20 → 11:30h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial 

16:00h - Ordenações Diaconais na Sé Catedral de Viseu

Observações: O ofertório das celebrações do próximo fim de semana reverterá para as Missões Ad Gentes.


28º Domingo do Tempo Comum B - Homilia

28º Domingo do Tempo Comum B 


O que nos move? Um homem aproxima-se de Jesus com um bom desejo, mas tudo se destrói ao notar a sua falta de disponibilidade para a radicalidade. Seguir a Cristo implica ir para além dos desejos e abrir-se a uma abnegação em prol do outro e do mundo. Na verdade, muitas são as vezes em que se valoriza tudo, menos o que oferece sentido e vida nova. 


1 - O nosso coração deve ser colocado naquilo que ultrapassa o momento presente e os desejos egoístas. Diz o livro da Sabedoria que a maior de todas as riquezas é colocar o Senhor na vida e perceber que as riquezas são perecíveis. Deste modo, é essencial que o crente se coloque diante da Palavra de Deus  com verdade, na busca de um caminho de conversão e de abertura ao Senhor. 


2 - O que faço para alcançar a vida eterna? Esta é uma pergunta fundamental na vida do crente, porque a vida eterna não é uma realidade do futuro, faz parte do presente e influencia as opções pessoais e comunitárias em cada momento. O homem cumpria os mandamentos, mas não vivia a busca de uma experiência de novidade nas relações. Não basta que exista um conhecimento de fé ou um cumprimento dos rituais, já que tudo deve ser pautado de atitudes como o desprendimento e o seguimento. 


3 - Cristo interpela para a necessidade de se viver com confiança na providência, ousando a desinstalação e a desvinculação rumo ao amor. À imagem do jovem rico, pode assumir-se a vida de fé como algo negativo ou pesado (ex. o que tenho de fazer) e não naquela perspetiva positiva e renovadora de Jesus. 


4 - O olhar deve ser orientado para Deus, fonte de todo o Bem, procurando seguir a Jesus no amor ao próximo. Cristo convida-nos a redescobrir a verdadeira pobreza evangélica, aberta ao outro, amável e transformador do mundo, porque para amar é necessário dar, libertando-se do egoísmo humano. 

 

sábado, 12 de outubro de 2024

Paróquia de Vilar de Besteiros - Notícias da Aldeia de Vilar

FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Maria é invocado pelo povo cristão de muitos modos e de muitas formas, sendo que invocar Maria como Senhora do Rosário é das invocações mais importantes da história cristã. Nesta invocação recorda-se Maria como maestra na descoberta do mistério pascal do Senhor, reconhecendo um caminho de amor constantemente oferecido ao ser humano. Na comunidade paroquial de Vilar de Besteiros, a Nossa Senhora do Rosário é a padroeira da Irmandade. No passado dia 06 de Outubro, pelas 11:30h, na capela de Nossa Senhora do Rosário (Aldeia de Vilar) celebrou-se Eucaristia festiva. No final, em virtude das condições climatéricas, não se pôde organizar a procissão. 

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Paróquia de Caparrosa - Notícias de Caparrosa

FESTA DE SÃO FRANCISCO 


São Francisco de Assis oferece a todos os cristãos um exemplo de novidade e transformação que permite encarar o pecado com esperança santificadora. O desejo de renovação que a Francisco trouxe à Igreja há 800 anos deve ser renovado no coração de cada crente para que Jesus seja um verdadeiro motor da construção do Reino dos Céus. No passado dia 06 de Outubro realizou-se a Festa de São Francisco em Caparrosa que, em virtude das condições climatéricas adversas, teve a Eucaristia festiva celebrada na Igreja Paroquial. No final da Eucaristia não se proporcionaram condições para a realização da procissão. Da parte da tarde, organizou-se o tradicional leilão não no Largo de São Francisco mas na Casa Paroquial. 


Com quem estou? (11/10/2024)

Gl 3, 7-14; Lc 11, 15-26

Cristo faz milagres, oferece palavras de esperança, transmite uma vida diferente... Contudo, padece de dificuldades e de maledicências! Deste modo, oferece um convite a estar com Ele em espírito e verdade, procurando uma vida atenta e vigilante perante as realidades e as interpelações de cada dia. Vive-se o apelo lançado por Paulo aos Gálatas de viverem segundo a fé, e não apenas de tradições, assumindo um desejo de transformação da vida e de comunhão com o sagrado. 

Em busca de presença...

Senhor, dai-me uma fé como a de Abraão, para que possa viver as obras da fé. Fazei que o sinal que orienta a minha vida seja o sinal da Cruz. Ajudai-me a limpar a minha casa e a fazer com que nela entre apenas Jesus Cristo, que veio estabelecer um novo Reino. Dai-me a alegria e o amor à Igreja que marcaram a vida de São João XXIII. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Sou insistente? (10/10/2024)

Gl 3, 1-5; Lc 11, 5-13

O Senhor convida o crente a viver com insistência a sua relação com o divino, num desejo de se crescer na fé e na humildade. Sem o Senhor nada se é e por muita capacidade pessoal que exista vive-se um horizonte de vazio ao não se reconhecer as limitações pessoais e comunitárias diante da vida. Se se deseja um vida no Senhor deve-se insistir pela oração e pela busca de sentido correndo-se o risco de se recuar no caminho, mas o Senhor está sempre pronto a acolher.

Em busca de insistência...

Senhor, fazei que a minha fé me leve a caminhar nas obras do espírito. Dai-me a confiança filial para que vos procure nos momentos mais difíceis do meu viver. Concedei-me o que for melhor para a minha vida. Sobretudo, Senhor, dai-me o vosso Espírito, para que eu possa viver como filho de Deus. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Aprende-se a rezar? (09/10/2024)

Gl 2, 1-2. 7-14; Lc 11, 1-4

A oração é um verdadeiro exercício e tal como na vida física será necessário um esforço de entrega e de perseverança, também na vida de oração. A oração aprende-se, estimula-se e treina-se... Por isso mesmo, São Paulo oferece todo o seu percurso de encontro com Cristo, sem esconder os problemas surgidos, porque é necessário viver o Evangelho autêntico, em que Cristo seja um ponto transformador da vida. 

Em busca de oração...

Concede-nos, Senhor, que sejamos capazes de ver o teu amor de Pai nas nossas vidas; que o teu amor reine nas nossas vidas; que o teu amor seja o nosso alimento quotidiano para que o amor seja posto em prática em cada um dos nossos pensamentos, das nossas ações e das nossas palavras. Assim, toda a nossa vida será uma contínua oração. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

terça-feira, 8 de outubro de 2024

O que é importante? (08/10/2024)

Gl 1, 13-24; Lc 10, 38-42

Na vida tudo é importante e nada é importante, porque cada momento deve ser vivido em plenitude. Deste modo, se os afazeres de cada dia são importantes, deveriam ser acompanhados de momentos de intimidade com o divino e uma perspetiva de eternidade que tudo alimente. São Paulo recorda o seu passado de perseguidor para fazer notar o carácter transformador e revigorador do Evangelho e da pessoa de Jesus Cristo. 

Para dar importância a Cristo...

Não permitas, Senhor, que as vãs preocupações nos distraiam do essencial. Que as coisas menos importantes não nos façam esquecer o tempo e atenção necessários para estarmos contigo. Tu és a melhor parte. Tu é os Caminho, a Verdade e a Vida. Tudo o resto deve estar ao serviço da Boa Notícia que é a tua vida e a tua mensagem. Que a minha vida seja para ti. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

06/10/2024 - Avisos Paroquiais

Avisos Paroquiais 


Semana → 06/10 - 13/10


Caparrosa 

Quarta-Feira, 09 → 20:30h - Eucaristia em Paranho de Besteiros 

Quinta-Feira, 10 → 20:30h - Eucaristia em Caparrosinha 

Sexta-Feira, 11 → 20:00h - Eucaristia na capela de São Francisco (Caparrosa)

Sábado, 12 → 18:00h - Eucaristia Vespertina em Paranho de Besteiros 

Domingo, 13 → 10:00h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial. Festa de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Procissão.

Observações:

Mosteiro de Fráguas

Quinta-Feira, 10 → 19:00h - Hora Santa na Igreja Paroquial 

Sexta-Feira, 11 → 19:00h - Eucaristia na Igreja Paroquial 

Domingo, 13 → 9:00h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial

Observações:

Silvares 

Terça-Feira, 08 → 19:00h - Terço no Carvalhal da Mulher 

19:30h - Eucaristia no Carvalhal da Mulher 

Domingo, 13 →15:00h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial. Festa de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. 

Observações:


Vilar de Besteiros

Segunda-Feira, 07 → 19:30h - Eucaristia na capela da Sra do Rosário (Aldeia de Vilar) pelos Irmãos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário

Quarta-Feira, 09 → 19:30h - Eucaristia na capela da Sra do Rosário (Aldeia de Vilar) 

Quinta-Feira, 10 → 14:00h - Reunião do Apostolado da Oração

Sábado, 12 →19:00h - Eucaristia Vespertina na Igreja Paroquial 

Domingo, 13 → 11:30h - Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial 

Observações:


Qual é o meu dever?

Tt 2, 1-8. 11-14; Lc 17, 7-10 O dever do cristão é amar à maneira de Jesus Cristo. O amor é uma tarefa difícil porque implica doação e entre...