sexta-feira, 31 de maio de 2024

Levanto-me? (31/05/2024)

FESTA DA VISITAÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA

Vive-se a Festa do encontro de Maria com a sua prima Santa Isabel. Recorda-se Maria a atravessar as montanhas para ir ao encontro da sua prima, igualmente grávida pela ação do Senhor, de modo a ajudar a viver os momentos finais da sua gravidez. Este foi o lema das JMJ 2023 e chegou-se a ouvir a crítica de que este lema não trazia nada ou não ensinava nada. Maria ao visitar a sua prima oferece uma perspetiva diferente perante a vida e o outro, pois diante do irmão que necessita de ajuda cada um pode permanecer sentado e acomodado no seu espaço. Levantar-se assume-se como o primeiro gesto de abertura ao irmão e de construção de fraternidade. A alegria do amor de Deus não pode ser estéril, isto é, fechada sobre si própria. Ao ser estéril não é verdadeira alegria e assume-se como uma verdadeira mentira. 

Em busca de amor...

«Levantando-se, Maria foi com pressa às montanhas» porque queria partilhar a enorme graça de ter sido chamada por Deus. Maria não quis ficar no «centro», sozinha, a ser servida; pelo contrário, saiu, pôs-se a caminho dos outros, foi servir. Senhor, hoje peço-te a graça de, como Maria, abrirmos o nosso coração a Deus, deixarmo-nos tocar pelo «milagre» da realidade e sairmos ao encontro do outro que necessita da nossa ajuda, da nossa companhia e palavra. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O que desejo ver? (14/11/2024)

Flm 7-20; Lc 17, 20-25 Nada do que é humano pode ser indiferente aos cristãos e a fé em Cristo Ressuscitado deve ser o motor de uma vida nov...