Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo B
A Eucaristia tem um lugar central na vida do cristão e não se trata de um simples preceito ou regra de participação, porque é a base de toda a existência do discípulo de Cristo. Seguir a Cristo implica viver do Seu alimento e da Sua presença na vida e isso é algo que se implica a participação séria e consciente no mistério da Eucaristia.
1 - As leituras deste dia colocam o seu ênfase na Aliança como ritual de comunhão entre Deus e o ser humano. Por vezes, pode-se pensar que a Eucaristia surge como algo monótono devido ao seu ritual e esquece-se que o ser humano necessita de rituais para criar sintonia e identidade. Os ritos permitem ao ser humano o contacto com o transcendente, já que este deve estar implicado na Aliança com o Senhor e é essencial que surja o dom de cada um na participação da vida divina oferecida por Cristo.
2 - O grande desafio da Eucaristia é fazer do Rito vida, isto quer dizer, que a Eucaristia não pode ficar presa às palavras e gestos que a acompanham, mas deve ir para a vida. Na verdade, comunhão é muito mais do que o gesto físico do alimento, mas uma dissolução no próprio alimento. O cristão é chamado a ser um com Cristo, comungando dos seus pensamentos e sentimentos.
3 - A Eucaristia é dom e compromisso quando entra na realidade existencial. Somos chamados a viver com intensidade o Ritual para que nos sintamos parte dele, para que se viva uma genuína veneração da presença real e substancial de Jesus na Eucaristia. A Igreja é chamada a agradecer o dom da Missa para que ela própria se assuma como um dom para toda a humanidade e se viva a caridade como concretização do que se celebra.
4 - Quantas vezes se faz um esforço por perceber o que se vive em cada Missa? Quantas vezes se esquece de que está num momento de convívio e de alegria? Em cada Eucaristia, em cada Adoração, em cada visita ao Santíssimo Sacramento deveria existir uma verdadeira fome de Cristo e uma vontade de que Ele ofereça uma vida nova. Na verdade, o ser humano é digno do impensável, do Pão do Céu, porque vive do e no amor. Daí que será bom perguntar-se o seguinte: em que se converte cada um com a Eucaristia?
Sem comentários:
Enviar um comentário