9º Domingo do Tempo Comum B
A fé cristã tem uma relação muito próxima com a humanização do ser humano, isto é, só pode ser bom discípulo de Cristo quem respeita a humanidade e luta pela dignidade da pessoa humana. O Evangelho deste dia continua um texto bastante atual, já que continua a ser necessário colocar ênfase, simultaneamente, na importância do descanso e na necessidade de se combater a azáfama do dia a dia que provoca distração e faz esquecer elementos fundamentais da vida. Contudo, não se pode esquecer de que se vive na esperança do Senhor e Nele tudo se transforma.
1 - As leis são importantes na medida em que ajudam o ser humano a enquadrar-se no mundo e na relação com o outro. A lei do Sábado mais do que uma lei justa, pois também os animais, os servos e os escravos deveriam descansar, é uma lei fundamental para se descobrir a dignidade da pessoa humana.
2 - Cristo convida a ir para além das aparências, buscando uma vida de interioridade. Os fariseus cumpriam as leis à letra, mas esqueciam o essencial. O modo como se vive a fé e a religião deve ser numa constante busca de conversão e de humanidade, já que os gestos e as leis não são para ser feitos por fazer, mas sempre na busca de um sentido mais profundo. Daí que seja essencial não se perder a humanidade a que Jesus nos chama continuamente.
3 - Os cristãos não podem viver com um olhar condenatório como se fossem juízes, mas de compaixão. Esse olhar de compaixão é o de Jesus. Só se conquista o olhar de compaixão quando se procura a convicção do coração e não a simples rotina, quando se procura a alegria fraterna e a comunhão de vida, quando se recordam as maravilhas de Deus e, deste modo, se procura dar sabor à vida.
4 - O Domingo é o dia mais importante da semana e deve ser santificado, valorizando-o como um momento de encontro com Deus, com a comunidade e com a família. Acima de tudo, os cristãos devem encarar o descanso e o Domingo como um momento de respeito da dignidade humana e um convite a que se busque o bem comum, fazendo experiência concreta de um Deus que salva a humanidade acolhendo-a e fazendo recair sobre ela a Sua misericórdia.
Sem comentários:
Enviar um comentário