terça-feira, 17 de setembro de 2024

Para que serve a comunhão? (17/09/2024)

1Cor 12, 12-14. 27-31a; Lc 7, 11-17

O conceito eclesiológico de Igreja-Comunhão teve o seu ponto alto na declaração dogmática Lumen Gentium, do concílio Vaticano II. Mais de meio século se passou desde esse tempo e continua a ser difícil perceber que a comunhão não é uma ideia mas a forma de ser da Igreja como comunidade de discípulos de Cristo. Se se deseja ser Corpo de Cristo é fundamental perceber que isso implica unidade, diversidade e complementaridade em todos os momentos da comunidade eclesial. A comunhão serve para fazer caminho com Cristo e com o outro, percebendo que os cristãos implicam-se mutuamente e a diversidade ou a diferença só poderá ser superada na medida em que se vive aquele olhar compassivo de Cristo. Tantas vezes basta um olhar com compaixão para que se transforme o mundo. 

Em busca de compaixão...

Jesus, nada escapa ao teu olhar cheio de amor e compaixão. Mesmo pressionado por imensa gente que exigia a tua atenção, os teus olhos detêm-se numa mãe que acaba de perder o seu filho único. Ao contrário de ti, não posso ressuscitar os mortos, mas posso aprender contigo a olhar com fé, esperança e amor os que se cruzam no meu caminho, não permitindo que a pressa, as preocupações pessoais ou a indiferença dissipem a minha vida. 
(Evangelho Diário 2024, Editorial AO)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Estou dentro? (13/11/2024)

Tt 3, 1-7; Lc 17, 11-19 O mundo deve ser transformado a partir de dentro, desta forma os problemas da sociedade são os problemas dos cristão...