sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao Céu B - Homilia

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao Céu B 


Maria assume-se como uma verdadeira âncora na caminhada de fé. Todos os cristãos são chamados a reconhecer-se profundamente amados pelo Senhor e em Maria encontram um meio de descoberta do amor divino. Neste dia os cristãos olham para Maria como a primeira a viver a plenitude da redenção, numa profunda comunhão com o Seu Filho e Redentor, Jesus Cristo. Maria está junto do Pai a interceder por todos e na sua Assunção vive-se a esperança de uma vida nova e de um caminho que tem como fim a vida eterna. 


1 - A Ressurreição é a fonte de toda a esperança e na vitória de Cristo sobre a morte vislumbra-se um caminho de vida e vitória para todos os seus discípulos. Se é verdade que somos convidados a contemplar Maria na realidade da Encarnação do Verbo de Deus, também é verdade que tudo se encaminha para a nova criação do Sepulcro Vazio. 


2 - A humanidade é chamada a viver com a esperança e de encarar tudo na companhia do Senhor. Maria não só aceitou o desafio de ser Mãe do Redentor como aceitou o desafio de O seguir. Na sua humildade e na sua pequenez, Cristo tem um lugar de relevo e no seu exemplo todos são chamados a fazer caminho para o Céu, para a vida nova. 


3 - Maria é a primeira de muitos. Se é verdade que a vida é feita de desilusões e dificuldades, com mais verdade que se deveria viver um presente cheio de Deus. Num mundo de poder e de domínio, com Maria somos chamados a fazer um caminho diferente, procurando encarar tudo de uma maneira diferente, isto é, com humildade, ternura, compaixão, fraternidade. 


4 - Não basta situar Maria na História da Salvação, importa situar Maria na história de salvação de cada um. Não chega ter uma relação mecânica com Maria ou com o seu Filho e Redentor, é necessário fazer da relação de fé algo transformador e renovador da vida. Na verdade, Maria é o caminho que nos conduz a Cristo, é a verdade que nos aproxima de Cristo e é a vida oferecida pelo Senhor. Procuremos mudar tudo o que somos e temos, para que em Cristo e com Maria sejamos peregrinos da vida eterna. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Estou dentro? (13/11/2024)

Tt 3, 1-7; Lc 17, 11-19 O mundo deve ser transformado a partir de dentro, desta forma os problemas da sociedade são os problemas dos cristão...