segunda-feira, 16 de setembro de 2024

24º Domingo do Tempo Comum B - Homilia

24º Domingo do Tempo Comum B 


O Senhor deseja um coração aberto à transformação e à conversão, porque a fé não é uma realidade estática. Acreditar implica assumir uma realidade viva que se torna visivelmente palpável no amor e na vivência da esperança. O crente é desafio a deixar-se surpreender pelo Senhor. A fé, a caridade e a esperança fazem parte do mesmo movimento de relação com Deus e implicam-se mutuamente. 


1 - As decisões são difíceis de ser tomadas, implicando não só o indíviduo que as toma como aqueles que se relacionam com Ele. Perante a decisão de Jesus de se dirigir para Jerusalém, surge a dificuldade humana de encarar as dificuldades. Jesus encara o Seu caminho de entrega com coragem, mas a atitude de Pedro faz-nos contemplar a humanidade de Jesus e a Sua luta contra a tentação do comodismo. 


2 - O Senhor deve fazer parte das tomadas de decisão do crente. O Papa Francisco apela constantemente ao discernimento, para que se faça um caminho com o Senhor, de tal modo que Ele seja questionado e se torne fonte de transformação pessoal e comunitária. Deste modo, como Jesus somos chamados a lutar contra as vontades humanas, sem ideias ilusórias de facilitismo e com a consciência de que é necessário perder para ganhar algo. Nada na vida é oferecido ou valorizado se não existir esforço, entrega e doação plena de cada um. 


3 - A fé não pode ser um mero assentimento da mente, porque corre-se o risco de fazer desse ato algo de vazio. Cristo deseja que os seus discípulos sejam cheios da Sua Pessoa e sejam sinais de algo diferente no mundo. Testemunhar a pessoa de Jesus implica enfrentar com confiança e carinho o mundo em que se vive, porque uma fé viva é aquela que se manifesta na caridade e se alimenta da esperança, transformando a vida de cada pessoa. 


4 - O caminho de fé é um caminho de surpresas, um caminho em que cada um é surpreendido pelo Senhor, reconhecendo a pequenez diante do mundo e do outro. Cristo convida-nos a olhar para o mundo com um outro olhar ou uma outra perspetiva para que se participe na Sua vitória na Cruz pela fé, pela caridade e pela esperança. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Estou dentro? (13/11/2024)

Tt 3, 1-7; Lc 17, 11-19 O mundo deve ser transformado a partir de dentro, desta forma os problemas da sociedade são os problemas dos cristão...