segunda-feira, 19 de agosto de 2024

20º Domingo do Tempo Comum B - Homilia

20º Domingo do Tempo Comum B


A Eucaristia tem uma centralidade na vida cristã que vai para além do mero preceito ou do rito vivido. Cada passo da Eucaristia tem um significado especial e deve ser vivido como uma oportunidade de encontro com o Senhor e com o irmão. Deste modo, Cristo oferece aos seus ouvintes um convite à valorização do essencial da vida, porque no meio de tantas interpelações é necessário viver o que oferece sentido e verdade. 


1 - A participação na Eucaristia implica uma presença por inteiro. Os cristãos não podem viver na rama e ao viverem na rama acabarão por perder o maior dos tesouros. O Pão da Vida Eterna deve ser acolhido e vivido em liberdade, de um modo livre e pleno. Deste modo, cada pessoa dever-se-ia sentir interpelada a aderir à pessoa de Jesus Cristo e à sua Palavra. 


2 - O cristão é chamado a fazer uma opção por Jesus e pela verdade em todos os momentos. O cansaço não pode corromper os desejos de transformação e de busca da santidade. A monotonia da vida combater-se-á pela revitalização do compromisso de vida cristã, isto é, o tempo da Eucaristia deverá ser valorizado de modo a que se viva um encontro e não um preceito. 


3 - A indiferença perante a Eucaristia é a indiferença perante Jesus, quando se é indiferente para com Jesus é-se indiferente para com a esperança que Ele oferece a toda a humanidade. Os cristãos são convidados a fazer da Eucaristia uma graça e um dom, mas também um compromisso. Jesus é operante naqueles que Dele se alimentam e que nele procuram uma vida de amor. 


4 - Os cristãos devem procurar pequenos gestos de renovação que estão ao alcance de pequenos momentos. Cada comunhão deveria ser como a primeira, recordando que Jesus vem a cada pessoa e fica com ela para viver o dia a dia. Cada comunhão, como momento de intimidade  com Jesus, deveria ser um momento de atenção ao irmão, na construção de fraternidade e justiça. Para Jesus tudo se transforma e cria no coração humano, porque o Evangelho e o cristianismo, para tantos homens e mulheres, é a vida dos cristãos.  


Sem comentários:

Enviar um comentário

Estou dentro? (13/11/2024)

Tt 3, 1-7; Lc 17, 11-19 O mundo deve ser transformado a partir de dentro, desta forma os problemas da sociedade são os problemas dos cristão...